A Administração Municipal busca dar a funcionários oportunidade de adquirir mais conhecimentos, a fim de que eles possam incluir mais sabedoria no ambiente profissional e se cuidarem melhor. Para tal, enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram na tarde de quarta-feira (15/01), no prédio do Posto Avançado de Coleta Externa (Pace), de uma roda de conversa com o tema Saúde mental. A participação foi importante visto que esses profissionais estão na linha de frente do cuidado, lidam diariamente com pressões, desafios emocionais e têm a responsabilidade de cuidar do outro e, portanto, estão mais vulneráveis a cargas emocionais constantes.
O médico do Serviço Integrado de Assistência à Saúde do Servidor (Siass) Phelippe Costa de Cerqueira discorreu sobre doenças mentais: de como elas podem interferir no cotidiano da pessoa, enfatizando, no caso, a depressão, bem como a importância de buscar ajuda e como cuidar da saúde mental no dia a dia.
Janeiro Branco
Vale lembrar que este mês é celebrada a campanha nacional Janeiro Branco que se dedica à promoção da saúde mental e emocional. Inspirada por movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. Janeiro foi escolhido por ser um mês em que as reflexões se voltam para o recomeço; momento de mudanças e planejamentos.