Voltar
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Ação faz parte de uma série de medidas de apoio à agricultura familiar
Plantio domiciliar e alimentos de qualidade e nutritivos. Esse é o resultado que pode gerar renda e garantir segurança alimentar para os moradores de Nova Lima. Na última quinta-feira (16), foram entregues 300 kg de sementes de feijão a 30 famílias. A ação faz parte de uma série de medidas de apoio à agricultura familiar.
A distribuição ocorreu na sede da Associação Comunitária de Macacos. Receberam as sementes grupos familiares que são acompanhados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), por meio de convênio com a Prefeitura.
Talita Reis, moradora do bairro Jardim Petrópolis, foi uma das contempladas. “A minha família planta hortaliças e, agora, vamos variar a produção com as sementes de feijão. Já fiz cursos pela Emater para aprimorar os conhecimentos e também recebemos orientações e visitas técnicas. Queremos expandir para comercializar o que produzimos, que hoje atende o nosso consumo”, conta
Cada família recebeu um pacote de 10 kg de sementes de feijão tipo carioca. O potencial produtivo é 50 a 60 kg colhidos a cada quilo plantado. A estimativa de produção total é de aproximadamente 18 toneladas do grão.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA
Por meio da parceria entre Emater e Prefeitura são oferecidos cursos variados. A Emater também faz atendimento individualizado e coletivo, com assistência técnica.
Um dos focos do trabalho é a comercialização dos alimentos. O ganho também é do consumidor, que tem à disposição produtos de procedência conhecida e de qualidade nutricional, de base agroecológica e sustentável.
Parte da renda da família de Vanice Santos, do distrito de Macacos, vem da venda dos alimentos. “Com as sementes vamos aumentar a nossa produção. A minha família é assistida pela Emater. Produzirmos hortaliças. Trabalhamos para consumo próprio e para comercializar produtos sem agrotóxicos. Participamos também do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE Municipal”.
INSUMOS E FERRAMENTAS
A parceria prevê a distribuição de insumos e ferramentas para agricultores familiares, urbanos, periurbanos, pequenos e médios produtores rurais, além de famílias que cultivam hortas.
Outros produtos básicos, como mandioca, milho e arroz integram a iniciativa da Emater-MG, por terem grande importância na alimentação e na renda das famílias.
Foram atendidos moradores dos bairros Boa Vista, Porteira d'Água, Mingu, Mina D'água (Sede); Água Limpa e São Sebastião das Águas Claras (Região Noroeste) e Maia e Santa Rita e Honório Bicalho (Região Nordeste).
Na propriedade da agricultora Claudenice Ramos, também do distrito de Macacos, é grande a variedade de produção. “Produzimos vários tipos de alimentos, como frutas, verduras e legumes. Há 13 anos a Emater dá assistência técnica e fornece insumos à minha família. A produção sem agrotóxico é para consumo próprio e para comercializar, sendo que boa parte é comercializada para atender o cardápio da merenda escolar de Nova Lima”, explica.
HONÓRIO BICALHO
Outra ação importante, dessa vez em Honório Bicalho, é a entrega de 10 barracas e 20 jalecos para feirantes da Região Nordeste que são acompanhados pela Emater-MG. Eles se organizam para comercializar o que produzem em espaço público. A entrega será no dia 17 de março.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: