Voltar
13/07/2022
|
última atualização em
13/07/2022 às 13:42
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Governo Municipal tem investido na oferta de várias modalidades esportivas para todas as idades
A Administração Municipal avança ainda mais na diversificação do esporte. Agora é a vez da Corrida da Inclusão para Pessoa com Deficiência (PCD). A prova será organizada de acordo com o número de inscritos e da deficiência dos participantes. Ela ocorrerá dia 28 de agosto, às 8h30, no espaço de caminhada da AngloGold Ashanti.
Podem participar indivíduos com algum tipo de deficiência, seja visual, auditiva, intelectual, psicossocial ou física, incluindo pessoas em cadeira de rodas. O participante ou responsável deve ler o Termo de Responsabilidade e o Regulamento da prova e preencher formulário de inscrição, disponíveis aqui. Todos participantes receberão medalha de participação. As inscrições podem ser feitas até 29 de julho
O Governo Municipal tem investido na oferta de várias modalidades esportivas para todas as idades, como basquete, vôlei, peteca, handebol, futsal, corrida e caminhada.
Entrega dos kits
24/8/2022
Das 9h às 17h
Na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Rua Melo Viana, N° 174 – Centro – Nova Lima)
Corrida da Inclusão para Pessoa com Deficiência (PCD) – distância máxima de 500 metros
Distância máxima de 500 m
Data: 28 de agosto (domingo)
Horário: 8h30
No espaço de caminhada da AngloGold Ashanti (Rua Amélia de Magalhães Pessoa, s/n, Matadouro – próximo à Praça da Bíblia)
-------------------
TERMO DE RESPONSABILIDADE
Ao se inscrever para o evento, o participante e/ou responsável assume o compromisso, a responsabilidade do estado de saúde e demais limitações do participante. Além disso, declara estar apto e autorizado para participar. O participante ou responsável assume e expressamente declara que é conhecedor de seu estado de saúde, que tem condições de saúde para participar do evento.
Ao participar deste evento, o participante e/ou responsável assume total responsabilidade pelos dados fornecidos, aceita e acata totalmente o regulamento e suas regras, assume as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação antes, durante e depois do evento. É de responsabilidade do participante ou responsável cadastrar um e-mail válido e contato telefônico no ato de sua inscrição e acessar com frequência os veículos de comunicação do evento para verificar possíveis modificações deste regulamento, notícias e informações para sua participação na prova.
Ao participar deste evento, o participante e/ou responsável cede todos os direitos de utilização de sua imagem, inclusive direito de arena, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com direitos a televisão ou qualquer outro tipo de transmissão e/ou divulgação, promoções, internet e qualquer mídia em qualquer tempo.
Atletas com deficiência
Fazem parte destas categorias pessoas com algum tipo de deficiência. A competição será realizada em caráter participativo.
Distância máxima de 500 metros
Premiação: todos participantes receberão medalha de participação
REGULAMENTO
CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO – CORRIDA E CAMINHADA INCLUSÃO
Atletas com deficiência
Fazem parte destas categorias pessoas com algum tipo de deficiência. A competição será realizada em caráter participativo.
Percurso: distância máxima de 500 m
PESSOAS EM CADEIRA DE RODAS
Perfil de classe
Tetraplegia severa ou moderada, apresentando espasticidade ou atetose. Não utiliza força de membros inferiores, tem grande dificuldade de equilíbrio e pouco domínio de tronco; tetraplegia moderada ou leve, com força discreta dos membros inferiores, normalmente apresenta espasticidade. Demonstra melhor coordenação e equilíbrio quando sentado;
Diplegia com bom controle de tronco, normalmente não apresenta problemas nos membros superiores;
Tetraplegia severa, pouca função de ombros e cotovelos, sem função de tronco (ex: tetraplégico nível C5-6);
Tetraplegia, com boa função de ombros e cotovelos, mas com déficit na função das mãos (ex: tetraplégico nível C7-8);
Paraplegia, com boa função de membros superiores, mas sem função abdominal (ex: paraplégico nível T1-7);
Atleta com função normal de tronco apresenta alguma sequela em membros inferiores.
DEFICIENTE VISUAL
Atletas com perda total da visão devem participar, obrigatoriamente, com o auxílio de um atleta-guia;
Atletas com baixa visão, que optar em correr sem o auxílio do atleta-guia;
O atleta-guia não deverá, em momento algum, empurrar, puxar ou propelir o atleta.
O método de condução deverá ser por meio de uma corda que ligará ambos, por meio dos braços, mão ou dedos. O guia deverá ser identificado com o uso de um colete fornecido pela organização da corrida.
Perfil de classe
Nessa classe estão:
Atletas com cegueira que não apresentem percepção luminosa ou aqueles que têm a capacidade de perceber uma fonte luminosa, mas não conseguem definir o formato de uma mão à frente do rosto;
Atletas com baixa visão que conseguem definir o formato de uma mão colocada à frente de seu rosto, indo até a acuidade visual de 2/60 ou campo visual de até 5 graus;
Atletas com baixa visão que apresentem acuidade visual variando entre 2/60 e 6/60 pés ou campo visual de até 20 graus.
AMPUTADO – MEMBROS INFERIORES
Atletas com amputação de membros inferiores ou deficiência com limitação similar de movimentos. Nessas classes, o atleta pode se valer do uso de prótese para possibilitar sua locomoção, mas não poderá usar muletas ou andador.
Perfil de classe
Amputação unilateral acima do joelho ou sequela similar;
Amputação bilateral abaixo do joelho ou sequela similar;
Amputação unilateral abaixo do joelho ou sequela similar.
AMPUTADO – MEMBROS SUPERIORES
Atletas com amputação de membros superiores ou deficiência com limitação de similar de movimentos. Os atletas dessas classes podem usar próteses ou órteses para melhorar o balanço e equilíbrio corporal.
Perfil de classe
Amputação bilateral de membros superiores acima do cotovelo ou sequela similar
Amputação unilateral de membro superior acima do cotovelo ou amputação bilateral de membros superiores abaixo do cotovelo ou sequela similar.
DEFICIÊNCIA DE MEMBROS INFERIORES (com próteses)
É importante esclarecer que as novas classes esportivas são exclusivas para atletas com deficiência de membros inferiores e de comprimento de pernas, desde que atinjam os respectivos critérios mínimos de comprometimento e disputem com uma prótese.
Perfil de classe
Atletas com deficiência bilateral de membros acima do joelho, correndo com próteses;
Atletas com deficiência bilateral do membro inferior do joelho, correndo com próteses;
Atletas com deficiência de um membro acima do joelho, correndo com prótese;
Atletas com deficiência de um membro abaixo do joelho, correndo com prótese.
DEFICIENTE INTELECTUAL (DI)
Os atletas dessa classe competem utilizando as mesmas regras dos corredores regulares. O responsável pelo atleta deverá, no ato da inscrição, assumir a responsabilidade pela participação do atleta no evento.
PREMIAÇÃO
Todos participantes receberão medalha de participação.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: