Voltar
27/04/2020
|
última atualização em
27/04/2020 às 12:54
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Vacina está disponível a partir do dia 27 de abril; saiba mais
Em 27/04/2020
O Ministério da Saúde incluiu no calendário básico de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina ACWY que protege contra meningite causada pela bactéria meningococo dos sorotipos A, C, W e Y.
A vacina está disponível a partir do dia 27/04/2020, exclusivamente para adolescentes de 11 e 12 anos. Esta faixa etária deverá receber a vacina mesmo que tenha recebido a meningite C anteriormente.
A vacina contra meningite C permanecerá somente para as crianças de 03, 05 e 12 meses.
Confira os locais de vacinação:
É importane que a pessoa vá de máscara e leve o cartão de vacinas
De segunda a sexta, das 08h às 16h
- UBS Bela Fama
- UBS CAIC
- UBS Cruzeiro
- UBS Cristais
- UBS Cascalho
- UBS Honório Bicalho
- UBS Jardim Canadá
- UBS José de Almeida
- UBS Macacos
- UBS Nossa Senhora de Fátima
- UBS Retiro
- UBS Santa Rita
- Policlínica
- Complexo de Saúde do Jardim Canadá
- UBS Nova Suíça
Outros locais:
- UBS Chácara Bom Retiro (4ª feira de 11h as 20h. Demais dias horário normal)
- Cabeceiras - ASCOBAC (2ª, 4ª e 6ª feiras de 08h30 as 16h)
- Água Limpa (toda 5ª feira de 09h30 as 15h)
- Unidade Vila da Serra (3ª e 5ª feiras de 09h as 16h)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O que é Meningite?
Meningite é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.
Há dois tipos de meningite: virais e bacterianas. Sendo a bacteriana a mais grave e deve ser tratada imediatamente. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos de ouvido, por exemplo. Em pouco tempo, os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.
O diagnóstico baseia-se na avaliação clínica do paciente e no exame do líquor, líquido que envolve o sistema nervoso, para identificar o tipo do agente infeccioso envolvido. Se houver suspeita de meningite bacteriana, é fundamental introduzir os medicamentos adequados, antes mesmo de saírem os resultados do exame laboratorial.
Importante
Cuidados com a higiene são fundamentais na prevenção das meningites. Lavar as mãos com frequência, especialmente antes das refeições.
Alguns sintomas da meningite podem ser confundidos com os de outras infecções por vírus e bactérias. Não fique na dúvida: criança chorosa, falta de apetite e prostrada, que se queixa de dor de cabeça, precisa ser levada, o mais depressa possível, para avaliação médica de urgência.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: