Voltar
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Programa antitabagismo inclui atendimento individual, com profissionais como médicos e psicólogos
O Governo Municipal está realizando a campanha do Dia Mundial Sem Tabaco, que é celebrado no dia 31 de maio. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Recentemente, a pandemia do Coronavírus trouxe um novo alerta sobre o consumo de tabaco. Cigarros de palha, filtro, eletrônicos, charutos, cachimbo, rapé, narguilé, charro ou fumo mascado - todos podem fragilizar a saúde das pessoas.
Tratamento gratuito
A Prefeitura disponibiliza o tratamento gratuito contra o tabagismo, disponível nas UBS do município. O programa antitabagismo inclui atendimento individual, com profissionais como médicos e psicólogos, além da participação em grupos de apoio.
Benefícios de abandonar o cigarro
Parar de fumar, gera benefício a partir do primeiro minuto sem o tabaco, voltando a estabilizar o ritmo cardíaco e a pressão. Um dia sem fumar, traz melhora na respiração e nos níveis de oxigênio. A partir do segundo dia, o paladar e olfato já sentem a diferença. Entre 1 e 9 meses, os níveis de circulação e energia melhoram, facilitando na prática de atividades. De 1 a 5 anos, diminui o risco de AVC e doenças cardíacas. E com 10 anos, o risco de doença é o mesmo de não fumante.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: