Voltar
30/11/2020
|
última atualização em
30/11/2020 às 14:30
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Entrega simbólica do dossiê de registro do clube ocorrerá por teleconferência nesta quinta-feira (03/12), às 14h, via Skype
Tradicional clube de Nova Lima, o Villa Nova é, a partir de agora, patrimônio cultural imaterial do município, conforme proposta da Secretaria Municipal de Cultura. O decreto assinado pelo prefeito Vitor Penido consta no Livro de Registro das Formas de Expressão, por apresentar valores histórico, vocativo e afetivo. A entrega simbólica do dossiê de registro do Villa Nova ocorrerá por teleconferência nesta quinta-feira (03/12), às 14h, via Skype, durante a 166ª reunião extraordinária do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico.
De agora em diante, o clube está sujeito às disposições de proteção estabelecidas pela Lei Municipal nº 2.262, de 28 de março de 2012, e às diretrizes específicas contidas no Dossiê de Registro do Villa Nova. Os registros históricos mais importantes da instituição, que estavam ameaçados em imagens deterioradas com o passar das décadas, agora estão recuperados e digitalizados. A diretoria do Leão do Bonfim receberá, em mãos, 1.705 imagens que retratam fielmente a gloriosa trajetória de 112 anos.
A coleção apresenta épocas memoráveis como a preparação em Nova Lima para a final do Campeonato Mineiro entre Villa e Cruzeiro em 1997. Outros grandes momentos do clube compõem o acervo. Nele também constam os grandes craques que vestiram a camisa alvirrubra, como Luizinho, Perácio, Vaduca, Arizona e muitos outros.
O trabalho foi realizado após uma solicitação do então vice-presidente de patrimônio e ex-presidente do clube, Jairo Gomes. A Prefeitura aprovou a ideia e financiou o projeto de recuperação do acervo de imagens, que foi executado nos últimos meses pelo repórter fotográfico e artista plástico nova-limense Celso Travassos, que seguirá com o projeto de forma voluntária.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: