Voltar
20/05/2025
|
última atualização em
20/05/2025 às 16:44
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
O programa de coleta seletiva destina os resíduos recicláveis para a Associação de Catadores de Papel e Material Reciclável de Nova Lima e tem como objetivos a redução de resíduos da coleta convencional de lixo, geração de renda para a associação e economia aos cofres públicos, a partir da diminuição da quantidade de lixo da cidade, além de conscientização da população sobre o assunto. No município, a coleta atende 32 bairros e 27 pontos.
A separação do lixo deve ser feita em resíduos recicláveis (papel, vidro, metal e não recicláveis - lixo de banheiro e resto de alimentos). Os resíduos recicláveis devem ser disponibilizados sempre limpos e secos para melhor aproveitamento na seleção dos materiais. O horário de coleta será diferente da programação do caminhão de lixo comum.
Confira os dias e horários da coleta seletiva clicando aqui.
Coleta em números
O Governo Municipal vem apoiando mais a cada ano, aumentando o investimento e vendo os resultados da coleta seletiva. Em 2023, foram coletadas cerca de 893 toneladas e, em 2024, passando para 924 toneladas, sendo mais de 50 toneladas do que no ano anterior. A Associação conta com 37 associados que dependem da coleta seletiva.
O papel representa mais de 50% dos resíduos da coleta seletiva. No ano de 2024, foram mais de 467 toneladas de papel. A cada tonelada de papel reciclado economizam-se 100 mil litros de água, cerca de 30 árvores, 2,5 toneladas de dióxido e 2,5 barris de petróleo. Nova Lima economizou quase 47 mil litros de água, mais de 1000 toneladas de dióxido de carbono, 14 mil árvores e quase 1200 barris de petróleo.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags:
Coleta Seletiva, Meio Ambiente