Voltar
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Ao longo dos anos, inúmeros avanços foram conquistados graças ao trabalho e dedicação dos membros
Há exatos 30 anos, nasceu um dos conselhos mais antigos da nossa cidade: o Conselho Municipal de Saúde.
O aniversário é motivo de festa! Os conselhos municipais são uma das principais formas de participação direta da sociedade nas políticas públicas. No caso do Conselho de saúde, estes 30 anos de história foram fundamentais para a construção e fortalecimento do SUS em Nova Lima.
O SUS tem 32 anos - o que significa que, quando o Conselho se estabeleceu na cidade, o sistema ainda dava seus primeiros passos. Hoje trata-se de uma política pública fundamental, reconhecida em todo o mundo pelo cuidado universal e gratuito com a saúde dos brasileiros.
Ao longo dessa longa caminhada, o Conselho tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da participação da sociedade na formulação e implementação de políticas públicas. Vale ressaltar que a participação social no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde é um dos princípios mais importantes do SUS.
CLIQUE AQUI E CONIFIRA AS FOTOS DO EVENTO
Trabalho a muitas mãos
A composição do Conselho é paritária, refletindo os três segmentos representativos da área de saúde: metade das vagas é destinada aos usuários, enquanto os trabalhadores em saúde e os gestores e prestadores de serviços de saúde ocupam 25% cada.
Cada órgão ou entidade é representado por um titular e um suplente, garantindo a continuidade das atividades mesmo na ausência do titular. Atualmente, o Conselho é composto por 55 conselheiros, sendo 27 titulares e 28 suplentes.
Ao longo destes 30 anos, inúmeros avanços foram conquistados graças ao trabalho e dedicação dos membros que passaram pelo Conselho, bem como da sociedade que sempre esteve presente. A Prefeitura deixa seu muito obrigada e os parabéns a cada um que faz parte desta história!
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: