A Igreja de Nossa Senhora do Rosário passou por um importante processo de restauração com recursos do Fundo Municipal de Patrimônio, aprovados pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Lima. As intervenções foram concluídas em aproximadamente seis meses, incluindo a fase inicial de testes de cor, e contaram com o acompanhamento técnico do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte.
A obra contemplou a pintura das paredes internas e externas, reparos na alvenaria e a restauração das madeiras dos rodatetos, janelas e portas. Não foram realizadas intervenções em elementos artísticos ou mobiliário litúrgico, pois essas ações não estavam previstas no escopo aprovado pelo Conselho.
A execução ficou sob responsabilidade da empresa Fix Engenharia, com fiscalização do Conselho Municipal de Patrimônio. O investimento aprovado foi de R$218.617,00 complementado com recursos da própria Paróquia para a finalização dos serviços.
A solicitação da intervenção foi feita pela própria Paróquia, com apoio técnico do Memorial da Arquidiocese, demonstrando o compromisso conjunto - com a Prefeitura de Nova Lima - na preservação do patrimônio histórico e cultural do município.
Antes dessa obra, a última intervenção relevante havia ocorrido em 2023, com a reforma do telhado da igreja. Na ocasião, a intervenção foi autorizada, mas sem utilização de recursos do Fundo de Patrimônio.
Atualmente, não há novas etapas de restauração programadas, mas há expectativa de futuras intervenções voltadas à preservação dos elementos artísticos e à reforma dos passeios no entorno da edificação.