Debater os desafios e apresentar as ações promovidas da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PMSAN) no município: esses foram os motivos para a Prefeitura de Nova Lima promover o II Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional, nessa quinta-feira (2), no Centro de Educação Ambiental – Sala Geraldo Mingau.
O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Meio Ambiente.
Com a presença de representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, agricultores familiares, organizações da sociedade civil e servidores públicos foram formulados planos, programas e ações para garantir o direito humano à alimentação adequada.
Além disso, estabeleceu as diretrizes para o início do mapeamento de instituições da sociedade civil que poderão compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional a ser instalado nos próximos meses para dar início à elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar.
Em 23 de dezembro de 2021, entrou em vigor a Lei Municipal nº 2.888 que dispõe sobre a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PMSAN) e institui o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) do município.
A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito ao acesso contínuo e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base as práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambientais, económicas e socialmente sustentáveis.
Nos últimos anos, a Prefeitura tem intensificado seus esforços para promover a segurança alimentar e nutricional, especialmente diante dos desafios trazidos pela pandemia da COVID-19, que agravaram a vulnerabilidade da população. O programa municipal Nova Renda e o trabalho promovido pelo Banco de Alimentos continuam sendo essenciais para garantir uma alimentação saudável e qualidade de vida à população nova-limense.