O Banco de Alimentos é um grande instrumento da Prefeitura de Nova Lima no combate à insegurança alimentar da população em vulnerabilidade social e nutricional e ao desperdício.
Administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o equipamento tem como objetivo a captação de alimentos que perderam valor comercial, mas que podem ser consumidos e garante qualidade nutricional ao cidadão. Desde a sua inauguração em dezembro de 2023, o Banco de Alimentos arrecadou 89 toneladas de alimentos.
Diversos segmentos de instituições de Nova Lima são atendidos, como: creches, instituições de longa permanência para idosos (ILPI), abrigos para crianças, casas de matrizes africanas, organizações da sociedade civil que atendem pessoas em situação de rua e pessoas em tratamento oncológico.
Um exemplo para diversas cidades mineiras, na última segunda-feira (7), o espaço recebeu a visita institucional da vereadora Lavina Rodrigues, do município de Lagoa Santa. No encontro foi apresentada a estrutura do Banco de Alimentos e a metodologia de trabalho desenvolvida, bem como o atendimento à população. A parlamentar convidou a Administração nova-limense para participar de uma reunião temática para apresentar o trabalho à equipe técnica da Gestão do município de Lagoa Santa.
O Banco de Alimentos tem recebido diversas visitas técnicas para apresentar o serviço desenvolvido, tais como:
- Joana Reis Brant, assessora-chefe de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social;
- Raphaela Dias Fernandes, coordenadora do Banco de Alimentos de Santa Luzia;
- Grupo técnico da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
A sede está localizada na Rua Severiano de Lima, 151, no bairro Centro.