No período de 2000 a 2022, a proporção de pessoas com 25 anos ou mais de idade com nível superior completo no Brasil cresceu 2,7 vezes, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ranking das 10 cidades brasileiras com maior concentração de pessoas com graduação completa, Nova Lima ocupa a 8ª posição com 38% de sua população possuindo diploma com ensino superior completo. É o único município presente nesta classificação.
O Censo 2022 traz os resultados preliminares da Amostra sobre Educação com indicadores sobre frequência à escola ou à creche, nível de ensino frequentado, nível de instrução da população, média de anos de estudo e área do curso superior de graduação concluído. O último Censo do IBGE também mostra Nova Lima na posição de liderança com a maior taxa de alfabetização entre os municípios do Estado, com 97,95%. O número coloca a cidade mais de 3 pontos percentuais acima da média estadual e à frente da capital, Belo Horizonte, que registrou 97,78%.
Os bons números evidenciam a qualidade e refletem o compromisso contínuo da Administração Municipal com ações que oferecem uma educação de qualidade. Disponibilizado por meio de parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, os servidores da Educação têm a oportunidade de cursar Pedagogia, ampliando a qualificação profissional.
Investindo nas estruturas de escolas com espaços modernos, inclusivos, sustentáveis e preparados para os desafios do século XXI, a Prefeitura acaba de lançar o Projeto Escola Modelo, que representa um compromisso com o futuro das crianças e jovens do município, oferecendo ambientes que incentivam a aprendizagem, a criatividade e a inclusão. Investir em educação é transformar o desenvolvimento da cidade. O registro de índices positivos na educação é motivo de orgulho para todos os nova-limenses e incentivo para que o município avance cada vez mais.
Confira o ranking com as dez cidades com maior número de pessoas com diplomas universitários:
1. São Caetano do Sul (SP) – 50%;
2. Niterói (RJ) – 43%;
3. Florianópolis (SC) – 43%;
4. Vitória (ES) – 43%;
5. Santos (SP) – 41%;
6. Brasília (DF) – 39%;
7. Curitiba (PR) – 39%;
8. Nova Lima (MG) - 38%
9. Porto Alegre (RS) – 36%;
10. Valinhos (SP) – 35%.