A música vai ecoar na cidade como um grito contra o racismo e todas as formas de preconceito. A Secretaria Municipal de Educação, por meio do setor de Diversidade Étnico-Racial, anunciou a abertura do III Concurso Municipal de Músicas Infantojuvenis, iniciativa que busca valorizar a história e a cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas, fortalecendo o compromisso da cidade com o combate à discriminação.
Aberto a toda a comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino de Nova Lima - incluindo estudantes, funcionários e familiares - o concurso incentiva a criação de músicas autorais que transmitam mensagens de respeito, valorização cultural e diversidade. As inscrições podem ser feitas por meio do
link até o dia 31 de agosto
Premiação e visibilidade
As 10 canções finalistas serão gravadas em estúdio e terão ampla divulgação nas escolas da rede municipal de Nova Lima. O anúncio dos vencedores acontecerá no dia 03 de outubro, durante a Semana da Educação, integrando a programação da III Mostra Afro-Indígena nas Escolas Municipais.
A ação reforça a importância da expressão artística como ferramenta de educação e inclusão, inspirando novas gerações a cantarem e viverem a arte como um canal para conscientização e transformação social.