A Prefeitura de Nova Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, orienta que pacientes com diabetes deixem de usar, temporariamente, os glicosímetros e as tiras reagentes da marca OK Pro, fornecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A orientação segue a Nota Técnica nº 33/2025, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que apontou falhas nos resultados desses aparelhos após testes realizados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
Os insumos adquiridos pelo Governo de Minas estão com a distribuição interditada de forma cautelar até a conclusão de novas análises. A Prefeitura informa que está trabalhando, junto ao Estado, para normalizar o fornecimento o mais rápido possível.
Em caso de urgência, os pacientes devem procurar uma Unidade de Saúde. A Prefeitura reforça que toda a rede municipal de saúde está à disposição da população para esclarecimentos e orientações necessários. O compromisso é com a segurança e o bem-estar de todos os nova-limenses.