O município está entre os participantes de um evento de destaque no cenário cultural e turístico e de grande importância para a preservação do patrimônio. Trata-se da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, iniciativa que reúne profissionais da área, instituições e municípios em atividades voltadas a sensibilizar a população sobre a relevância de reconhecer, valorizar e proteger o patrimônio cultural.
Promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), a Jornada acontece até o final de setembro. No dia 28 de agosto, dentro da programação em Nova Lima, ocorrerá um trabalho de campo mediado pelo historiador Fernando Antônio Cardoso Leite promovendo a difusão do patrimônio cultural do município. O encontro acontece das 10h às 12h no antigo Complexo Industrial da AngloGold Ashanti (Conjunto Histórico Industrial de Morro Velho, localizado nos bairros Centro, Mingu e Boa Vista).
Importante destacar que o Conjunto Histórico Industrial de Morro Velho é um bem cultural tombado pelo município de Nova Lima, por meio do Decreto 9602, de 2019, “por seu valor histórico, arquitetônico, paisagístico e social” (art. 1º).
Ocorrendo a cada dois anos, a Jornada integra a programação do Dia do Patrimônio Cultural Brasileiro e promove uma variedade de atividades destinadas a diferentes públicos. O tema desta edição é Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico, uma análise sobre a conexão profunda entre patrimônio cultural e natural, material e imaterial e a importância dos nomes de lugares como elementos de memória e identidade.
A participação de Nova Lima na Jornada do Patrimônio Cultural traz benefícios para a valorização do legado e bens culturais da nossa cidade.