No dia 2 de agosto, sábado, a partir das 14h, a Praça do Mineiro será palco da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Nova Lima. Com o tema “Corpos Livres, Vozes Ativas”, o evento marca o retorno da manifestação à cidade e representa um importante ato de visibilidade, celebração e luta por igualdade.
A Parada LGBTQIAPN+ é uma manifestação pública de grande relevância política e social. Ao ocupar o espaço urbano com alegria, cores e diversidade, a comunidade celebra suas conquistas, denuncia violências e reivindica direitos. Mais do que um evento festivo, a Parada é um protesto pacífico contra a LGBTfobia e todas as formas de discriminação.
O uso do termo “Parada” está diretamente ligado à história do movimento LGBTQIAPN+ no Brasil e no mundo. Inspirado nas primeiras manifestações de orgulho realizadas após as Revoltas de Stonewall, nos Estados Unidos, o conceito de “parar” no espaço público significa interromper a rotina para chamar atenção da sociedade e do poder público para as pautas da comunidade.
Além do caráter político, o evento é também um momento de celebração da liberdade e da pluralidade de identidades. A Parada permite que cada pessoa se expresse livremente, reforçando o senso de pertencimento e união entre os participantes. É um ato de amor, resistência e construção coletiva.
Após um longo período sem edições, a Parada LGBTQIAPN+ retorna em 2025 à Nova Lima como um símbolo da luta por direitos, visibilidade e respeito às diversas formas de existir e amar.
A iniciativa é organizada pelo coletivo “Diversidade Ativa”, formado por representantes da Comunidade LGBTQIAPN+ do município. O grupo atua de forma voluntária e militante, com o objetivo de cobrar e construir políticas públicas que façam a diferença na vida da população LGBTQIAPN+ da cidade.
A Prefeitura apoia institucionalmente a realização do evento, reafirmando seu compromisso com a inclusão, os direitos humanos e a promoção de ações voltadas para toda a população, sem discriminação. O apoio inclui infraestrutura, segurança, apoio logístico e articulação com diversos órgãos públicos para garantir um evento seguro, acolhedor e representativo.
Atração
A cantora e compositora Aline Calixto é considerada uma das expoentes da cena contemporânea da música brasileira. Criadora de um dos maiores blocos carnavalescos de Minas Gerais, o Bloco da Calixto, foi a primeira mulher a comandar sozinha um dos maiores blocos de carnaval de Belo Horizonte.
Confira a programação:
- 14h: Concentração
- 15h: Penélope Fontana, apresentadora e Drag Queen
- 17h: Bloco da Calixto
- 20h: Encerramento
Denuncie a LGBTfobia
A LGBTfobia é crime no Brasil. Casos de violência, discriminação ou violação de direitos devem ser denunciados.
- Disque 100 – Direitos Humanos
- Disque 190 - Polícia Militar