O bairro Vila São Luiz e adjacências vai se transformar em uma gigantesca tela viva. Mais de 100 casas vão compor um mural de grandes proporções, capaz de impactar milhares de pessoas por dia. Nova Lima terá a maior obra de arte pública no Brasil. O município recebeu nessa quarta-feira (02/07) o MAHKU, coletivo de artistas que chegou à cidade para dar início a execução do projeto.
Formado por artistas originários da Terra Indígena do Rio Jordão, no Acre, o coletivo traduz cantos visionários e mitos ancestrais de sua etnia em imagens vibrantes, carregadas de força estética, espiritual e política. Suas obras não apenas comunicam — elas convocam. Durante a primeira semana de julho, os artistas darão início as atividades para pintura das residências formando o grande mural.
A realização é do Instituto CURA, das mesmas idealizadoras do CURA - Circuito Urbano de Arte, festival com 10 edições entre BH e Manaus. Essa edição do Cura Macro foi viabilizada por meio da Plataforma Semente, iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais, e tem parceria do Patrimônio Cultural de Nova Lima e da Prefeitura de Nova Lima.
O 1º Macro-Mural de Nova Lima vai transformar o bairro em uma referência, atraindo turistas e ampliando as atividades econômicas para a região. A pintura acontece entre julho e setembro de 2025, com entrega prevista para final deste ano. O mural poderá ser contemplado do recém-inaugurado Espaço Cultural Piero Garzon Henrique, que funcionará como mirante e espaço de encontros culturais.
Mais do que uma ação estética, o CURA Macro Nova Lima é um manifesto visual de memória, coletividade e regeneração urbana. Vamos juntos colorir o ambiente e deixar a cidade ainda mais bonita.