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Coleta, que foi normalizada nesta semana, acontece por meio de 10 rotas pela cidade; saiba mais
A Prefeitura de Nova Lima já conta com uma nova empresa responsável pela coleta de lixo na cidade. Desde terça-feira (1/08), a equipe contratada segue normalizando o serviço nos bairros.
A Vina - Gestão de Resíduos Sólidos e Locação de Equipamentos, atual responsável pela coleta, ficará na posição até que a nova licitação seja concluída e a empresa definitiva assuma o serviço.
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Como funciona a coleta?
Uma dúvida frequente da população é sobre o funcionamento das rotas de recolhimento do lixo na cidade. A coleta de resíduos produzidos nos domicílios e comércios nova-limenses acontece por meio de 10 rotas diurnas (nove) e noturna (uma), tudo de acordo com a demanda de cada bairro e a disponibilidade de pessoal.
A coleta é feita, no mínimo, três vezes por semana em todos os bairros, podendo ser às segundas, quartas e sexta-feiras, ou nas terças, quintas e sábados. Devido ao grande movimento e à maior concentração de lojas e comércios que colocam o lixo após o expediente, a região central da cidade e as grandes avenidas contam com o serviço todos os dias, nos dois turnos.
Ao todo, 44 colaboradores atuam somente na coleta de resíduos domiciliares, que contabilizam cerca de 2.800 toneladas de lixo por mês.
Outros serviços
Além da coleta de lixo diária, Nova Lima ainda conta com cerca de 80 garis atuando em todo o município. Divididos em 70 rotas, os profissionais atuam em diferentes frequências na semana, de acordo com a demanda de cada região.
A capina das vias e ruas também é um importante serviço feito pela Administração Municipal. Ao todo, são 100 funcionários, divididos em 10 equipes com roçador, capinador e ajudante. Além dos passeios e sarjetas, que são obrigatoriamente capinados pela gestão, a Prefeitura também atua em trevos, na MG-030 e no trecho municipalizado, e em diversos outros locais.
Mudança
Mas por que houve esta mudança na coleta de lixo da cidade? A alteração se deve à saída da antiga empresa que, com dificuldades em cumprir o contrato, por questões próprias, solicitou o encerramento.
A Gestão Municipal já trabalha em uma nova licitação. Por ser um processo demorado e meticuloso, a nova empresa foi contratada, de forma emergencial, para que o serviço de coleta de lixo não fosse mais afetado e nem interrompido.
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