Voltar
31/07/2025
|
última atualização em
31/07/2025 às 11:28
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
O município se prepara para inaugurar a primeira unidade da Farmácia de Minas em seu território, um serviço estratégico que vai facilitar de forma significativa o acesso da população a medicamentos especializados. A unidade fica localizada na Rua Elógio Pimentel, 135 - Retiro. A farmácia faz parte da Política Estadual de Assistência Farmacêutica de Minas Gerais, seguindo as diretrizes do SUS.
O atendimento vai começar no dia 1º de agosto para os cerca de 1.200 nova-limenses que estão cadastrados na Farmácia de Minas e que, atualmente, buscam os medicamentos em Belo Horizonte. A unidade regional da Farmácia de Minas em Nova Lima trará, entre outros benefícios, o fortalecimento da rede de Assistência Farmacêutica e um suporte mais próximo aos pacientes com condições crônicas e de alta complexidade que dependem dos medicamentos ofertadospelo Governo do Estado.
Esta unidade em Nova Lima irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com equipe qualificada para abertura de processos, renovações e dispensação de medicamentos. O atendimento será realizado por farmacêuticos e técnicos em farmácia da Prefeitura, enquanto a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais permanece responsável pela análise dos processos e fornecimento dos medicamentos para a Farmácia de Minas do município.
Como funciona a Farmácia de Minas?
A Farmácia de Minas é uma unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG) e responsável pela dispensação gratuita de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Esses medicamentos são definidos por Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), após avaliação pelo Ministério da Saúde e incluídos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).
Quem pode ser atendido?
Na nova unidade regional de Nova Lima, podem ser atendidos todos os pacientes que necessitem de medicamentos especializados para o tratamento de doenças crônicas ou de alta complexidade, como artrite reumatoide, asma grave, epilepsia, doenças autoimunes, entre outras.
Como ter acesso aos medicamentos?
Para ter acesso aos medicamentos, o paciente deve:
- Consultar um médico do SUS ou da rede privada que siga os critérios dos protocolos do Ministério da Saúde, abrir o processo de solicitação do medicamento, que poderá ser feito em Nova Lima a partir desta sexta-feira, primeiro de agosto, e que será analisado pelo Governo Estadual. Após a aprovação do pedido, o usuário poderá pegar o medicamento diretamente na Farmácia de Minas.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags:
Saúde