Acessibilidade

Esse site é otimizado para libras
Esse site é otimizado para leitores de tela
Logo de Nova Lima

Acessibilidade

Início

Cidadão

Empresas

Turista

Servidor

Voltar


Prefeitura realiza o 1º FAN - Festival de Arte Negra de Nova Lima com atividades gratuitas ao longo do mês

Compartilhe esta notícia:

Compartilhe esta notícia:

Oficinas, rodas de conversa, exposição, seminário, shows fazem parte da programação que percorre a cidade

Oficinas, rodas de conversa, exposição, seminário, shows fazem parte da programação que percorre a cidade

Uma programação de tirar o fôlego vai movimentar a cidade nas próximas semanas, durante a realização do FAN - O Festival de Arte Negra de Nova Lima. São várias atrações em diversos espaços da cidade, tudo gratuito. Com 70% da população negra, Nova Lima promete fazer um Festival memorável, que certamente vai entrar para o calendário de eventos da cidade! 

É o primeiro festival no município dedicado a celebrar a arte de raízes africanas, e também a arte feita por pessoas negras. Festivais de Arte Negra têm sido realizados por todo o país, e se consolidam como um ambiente fértil para artistas e como eventos culturais e de lazer de qualidade. 

Para seu primeiro evento, Nova Lima vem com uma programação imperdível, pensada para valorizar as diversas vertentes da arte negra. Com artistas locais e convidados de renome nacional, o FAN vai ainda movimentar a economia da cidade.

 

Confira a programação:

  • 9/11, às 20h - Abertura oficial do Festival de Arte Negra com apresentação do Afoxé Filhos de Dan e show Histórias do Mundo, de Sérgio Pererê, no Teatro Municipal. Gratuito – retirada de ingressos 1 hora antes das apresentações na Bilheteria do Teatro.
  • 14/11, às 19h - Exposição “Nossas Raízes” em parceria com o CRAS Centro, na Escola Casa Aristides.
  • 16/11, às 19h - Nova Lima Literária com o lançamento do livro “História das Pretas”, da educadora Marlene do Carmo, na Escola Casa Aristides.
  • 17/11, às 19h – Abertura do Encontro Municipal de Combate ao Racismo “Nada Mais sem Nós”, em parceria com Casas de Matriz Africana de Nova Lima, na Escola Casa Aristides.
  • 18/11, de 8h às 20h - Encontro Municipal de Combate ao Racismo “Nada Mais sem Nós” com rodas de conversa, debates e oficina com Tom Nascimento na Escola Casa Aristides e apresentações musicais do Bloco Afro “Saravá, seu Benedito”, do grupo “Joga, Idalina”, Samba du’s Karas e show da sambista Fran Januário, na Praça do Rosário.
  • 18 e 19/11 a partir das 15h - Espetáculo infantil “Abena”, sobre o mito "O casamento da princesa Abena", com a Cia Bando, às 15h, no dia 18, na Praça do Rosário e, às 15h, no dia 19, na Praça do Capela Velha (Edital de Chamamento Cultural 003 realizado pela Afinal, Cultura).
  • 22/11, às 19h - Roda de Conversa “Quem veio antes”, com personalidades dos movimentos negros de Nova Lima, na Escola Casa Aristides.
  • 24/11, às 19h - Festa Aquilombar com o projeto Saravá Beat com DJ Shock, shows com Rua Dois e com o cantor Renegado, no Espaço Cultural.
  • 25/11, às 18h - Festa Aquilombar com Cortejo Afro, Desfile de Moda com o coletivo Meu Ohum, apresentação do grupo Cipó de Aroeira e show com Maurício Tizumba e Tambor Mineiro e homenagem às Guardas de Congado de Nossa Senhora Aparecida e do Rosário, no Espaço Cultural.
  • 26/11, às 17h - Festa Aquilombar com Encontrão de Capoeira, apresentação das Soberanas e show com Leci Brandão e Banda, no Espaço Cultural.
  • 01/12, de 18h às 23h - Sexta no Hip Hop - Sexta na Feira Especial com  Batalha CTR,  pocket shows, grafite e oficinas e muito mais!

 

Oficinas de 20/11 a 1/12:

Escola Casa Aristides:
- 20/11, às 16h30 - Oficina “Café com Bordado”, com a nutricionista Larissa Nazaré
- 23/11, às 15h30 - Oficina de ritmos e percussão corporal, com Natália Manga
- 27 a 30/11, das 18h30 às 21h - Curso de Comida Afro-brasileira, com o Bàbálòrìsà Müller de Oxumarê
- 20 a 30/11, tarde e noite – Estamparia criativa e figurino, com Maíra Benedita e Miltom Damásio

Praça Coronel Aristides, s/nº – Centro.
Informações:(31) 3541-4333


Centro de Atividades Culturais Cabeceiras: 
- 23/11, às 14h - Oficina de Turbante, com Hudson Barbos
​- 24/11, às 19h - Oficina de ritmos e percussão corporal, com Natália Manga

Rua Tamandaré, nº 448 – Cabeceiras.
Informações: (31) 3541-6698


Centro de Atividades Culturais Nordeste: 
- 24/11, às 14h - Oficina de Turbante, com Hudson Barbosa
- 01/12, às 14h - Oficina de Tranças e Penteados, com Beatriz Sousa

Rua Natalício de Jesus Carsalade, nº 76 – Honório Bicalho.
Informações:(31) 3581-3377


Centro de Atividades Culturais Noroeste: 
-18/11, das 9h às 12h - Apresentação de Capoeira e mobilização de alunos para a semana da Consciência Negra na Escola Estadual Josefina Sales Wardi, no Jardim Canadá, com o Mestre Josué Otaciano.
- 20/11, às 18h - Oficina Berimbau e Atabaque, com o Mestre Moises Otaciano
- 21 e 23/11, às 18h - Oficina Dança Afro - Fabiola Leonor de Queiroz25/11, às 8h30 - Abertura Exposição Grafite, oficinas de Skate e Carrinho Rolimã, Batalha Dança de Rua
- 26/11, às 8h “Grande Encontro”, com palestras, roda de capoeira, aulão de Dança Afro e Roda de Samba com Rubens Vidal.

Rua Groenlândia, nº 619 – Jardim Canadá.
Informações: (31) 3180-5716 ou 98953-8679

Cras Centro, Cabeceiras e Cruzeiro e Casas de Acolhimento:

- 20 e 21/11 - Oficina de Percussão, com Junio Shock
- 20/11, às 14h - Oficina de Tranças e Penteados, com Beatriz Sousa
- 22 e 23/11 - Oficina Arte e Cultura Viva: “conhecendo nossas raízes”, com Mar Afonso

Saiba mais sobre as oficinas


Você também pode querer ler:

Não há notícias
relacionadas

Tags:

Logo de Nova Lima

Prefeitura Municipal de Nova Lima

Município de Nova Lima

CNPJ: 22.934.889/0001-17

Praça Bernardino de Lima, 80 - Nova Lima, MG

CEP: 34.000-279 | Telefone: (31) 3180-5760

Início

NotíciasPrefeito e ViceSecretariasTelefones úteisHistóriaSímbolosHinoEx-prefeitosServiçosLeis MunicipaisPublicações OficiaisTransparênciaOuvidoria

Servidor


Canais de AtendimentoSala de ImprensaPolíticas de Privacidade

Todos os direitos reservados à Prefeitura de Nova Lima © 2024

Selo prevenção a corrupção
Logo de Nova Lima

Prefeitura Municipal de Nova Lima

Município de Nova Lima

CNPJ: 22.934.889/0001-17

Praça Bernardino de Lima, 80 - Nova Lima, MG

CEP: 34.000-279 | Telefone: (31) 3180-5760


Canais de AtendimentoSala de ImprensaPolíticas de Privacidade

Selo prevenção a corrupção

Todos os direitos reservados à Prefeitura de Nova Lima © 2024