A Prefeitura de Nova Lima, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, começou as inscrições para alunos que desejam participar do projeto Jovens Mobilizadores Sociais em cinco escolas estaduais do município.
As primeiras unidades escolares a realizarem o cadastramento foram: a Escola Estadual Deniz Vale, no bairro Bonfim, e a Escola Estadual Augusto de Lima, no bairro Bom Jardim. Os alunos interessados podem se inscrever por meio do QR Code em todos os cartazes espalhados pelas escolas.
Confira o cronograma de inscrições nas outras unidades:
- 03/07 - Escola Estadual Josefina Wanderley, no bairro Honório Bicalho
- 03/07 - Escola Estadual João Felipe da Rocha, no bairro Chácara dos Cristais
- 04/07 - Escola Estadual Maria Josefina Sales Wardi, no bairro Jardim Canadá
O projeto Jovens Mobilizadores Sociais busca fortalecer a escuta ativa e a participação das Juventudes, capacitando um grupo de 10 jovens por instituição para atuarem como pontes entre a Coordenadoria de Juventudes, as escolas, os movimentos sociais, os clubes e coletivos do município.
Os estudantes nomeados, com a faixa etária entre 14 e 20 anos, terão papel estratégico na articulação de ações, disseminação de informações, identificação de demandas, mobilização social e participação futura, por exemplo, na construção do Conselho de Juventudes, do Plano Municipal de Juventudes e demais projetos.
O programa Jovens Mobilizadores Sociais tem duração de 12 meses, onde serão 6 meses de formação e 6 meses de ações. Nesse período, os jovens terão encontros mensais que incluirão capacitações e atividades de vivência, como excursões, atividades sociais em diversos territórios e eventos.