Investindo na qualificação do quadro de servidores da rede municipal de ensino, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu a capacitação de professores e funcionários de escolas e creches por meio da Lei Lucas. A lei nº 13.722/2018 determina a capacitação anual em primeiros socorros dos profissionais de instituições de ensino públicas ou privadas em todo o Brasil para identificação e atendimento preventivo em situações de urgência e emergência.
Criada após o falecimento do menino Lucas Begalli, vítima de asfixia durante um passeio escolar em 2017, o objetivo da lei é garantir que, em situações de emergência, os profissionais da educação estejam aptos para agir prestando assistência com primeiros socorros até a chegada de equipe médica especializada.
Com esse procedimento, a Gestão Municipal cumpre com o papel de qualificar servidores habilitando os profissionais para atendimento em casos, que se fizerem necessários, no ambiente escolar. A ação contribui com a saúde, segurança e bem-estar de estudantes, professores e toda comunidade escolar.